Código de Ética

Leve sempre com você.

Apresentação

Olá, você está recebendo o novo Código de Ética e Conduta do Grupo Hortifruti Natural da Terra.
Com base em nossa Missão, Visão e Valores, buscamos reunir os princípios que norteiam todas as nossas relações, seja entre colaboradores, clientes, distribuidores, fornecedores, concorrentes, prestadores de serviços, governo e comunidade.
Nesta nova versão, incluímos exemplos de condutas exemplares e também listamos comportamentos que consideramos intoleráveis. Além disso, reforçamos o Meio Ambiente, o Social e a Governança como eixos fundamentais para a sustentabilidade.

E quando falamos em sustentabilidade, queremos dizer a capacidade que temos de rever nossas práticas diárias para contribuir para a otimização do nosso tempo, para o desenvolvimento de ações que propiciem uma vida mais natural, para a colaboração com o próximo e para a condução do nosso negócio, atendendo às necessidades do presente sem comprometimento do futuro.

Pedimos que você dedique um tempo apropriado para ler, conhecer e assimilar os princípios e as normas básicas que trouxemos aqui e que devem ser adotados em suas atitudes do dia a dia.

O Grupo Hortifruti Natural da Terra acredita que uma organização se expressa nas pessoas que a constroem e pela postura diante dos acontecimentos que se apresentam diariamente.
Portanto, este Código torna explícitos os princípios que norteiam a forma como a nossa empresa exerce sua Missão.
Aqui reafirmamos nossa crença de que só é possível conduzir negócios de modo sustentável, sendo aplicável a todos os administradores, conselheiros, colaboradores, fornecedores e demais
públicos de relacionamento da Companhia.

Para garantir que este propósito seja alcançado, procuramos sempre:

Assegurar condições e mecanismos que garantam o pleno exercício do comportamento ético por todos os seus colaboradores no relacionamento com seus diversos públicos;
Estimular o engajamento de seus fornecedores diretos e indiretos na adoção das melhores práticas de gestão de seus negócios.

COMO NÓS AGIMOS

01. RELACIONAMENTO COM NOSSOS CLIENTES
02. COMPROMISSO COM A DIVERSIDADE E INCLUSÃO
03. CONFLITOS DE INTERESSE
04. VALORIZAÇÃO DOS COLABORADORES
05. IMAGEM E REPUTAÇÃO
06. RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES, PRESTADORES DE SERVIÇOS E PARCEIROS COMERCIAIS
07. RELACIONAMENTO COM A CONCORRÊNCIA
08. DOAÇÕES E PATROCÍNIOS
09. CANAIS DE ORIENTAÇÃO E DENÚNCIA

O QUE ESPERAMOS DE VOCÊ

10. CUMPRIMENTO DE LEIS, REGULAMENTOS E NORMAS INTERNAS

11. ANTICORRUPÇÃO, PREVENÇÃO À FRAUDE E À LAVAGEM DE DINHEIRO

12. INTEGRIDADE DE REGISTROS

13. BRINDES, PRESENTES, VIAGENS E ENTRETENIMENTO

14. USO DE MEIOS ELETRÔNICOS E REDES SOCIAIS

15. SEGURANÇA E SIGILO DAS INFORMAÇÕES

16. CONSIDERAÇÕES FINAIS

1. RELACIONAMENTO COM NOSSOS CLIENTES


Somos uma empresa que preza pela qualidade de nossos produtos e pela excelência no atendimento aos nossos clientes, refletindo a nossa missão em levar um propósito de vida mais natural à sociedade.

Deste modo, em nosso ambiente, combatemos qualquer tipo de violência e não toleramos discriminação, seja por idade, gênero, orientação sexual, raça, cor, deficiência, religião, estado civil, nacionalidade e/ou expressão de gênero. Nossos colaboradores estão sempre prontos e atentos na prevenção das necessidades e interesses dos clientes, bem como nas solicitações, reclamações e sugestões, seja pessoalmente, seja via canais de atendimento.
Esses traços da identidade da Hortifruti Natural da Terra estão definidos, acima de tudo, em nossa cultura organizacional e nas diretrizes e práticas sintetizadas neste código de Ética e nos normativos internos.

 

Respeitar e encantar os clientes faz parte da nossa cultura.

 

2. COMPROMISSO COM A DIVERSIDADE E INCLUSÃO


As cores e a diversidade presentes em nossos produtos e nas nossas lojas não são por acaso.
Para nós, a representatividade e o desenvolvimento de nossos colaboradores são prioridades.

Entendemos que a diversidade é um valor e também uma alavanca de desempenho e inovação socioeconômica, além de ser essencial em um negócio que tem o cliente como foco.
Não mediremos esforços para garantir um ambiente de trabalho com respeito às diferenças, visando o bem-estar e a realização pessoal de cada colaborador, e não aceitaremos nenhuma forma
de discriminação.
Asseguramos o acesso ao emprego e ao desenvolvimento profissional nas diferentes equipes de trabalho, baseando-nos exclusivamente na competência de cada um, por meio de critérios
claros de avaliação e promovendo a igualdade de oportunidades, além de facilitar o acesso à formação individual.

 

3. CONFLITOS DE INTERESSE

Devemos evitar situações nas quais nossos interesses pessoais possam ser conflitantes, ou parecer conflitantes, com os interesses da Hortifruti Natural da Terra ou de qualquer empresa do nosso grupo econômico.

De maneira geral, um conflito de interesses é uma situação na qual nossa posição ou nossas responsabilidades dentro da Hortifruti Natural da Terra apresentam uma oportunidade para nós (ou para alguém próximo de nós) de obtermos ganhos ou benefícios pessoais (distintos da remuneração do trabalho), ou onde exista oportunidade para darmos preferência a nossos interesses pessoais (ou daqueles próximos a nós), colocando-os acima dos nossos deveres e responsabilidade.

Nesses casos, a isenção das nossas ações fica comprometida e põe em risco a reputação e integridade da Hortifruti Natural da Terra, de seus administradores e colaboradores.

Alertamos que manter relacionamento pessoais com outros colaboradores ou prestadores de serviços da Hortifruti Natural da Terra também é um conflito de interesses quando houver algum nível de subordinação hierárquica direta entre as partes ou influência na gestão e nos processos.

Assim, para não abusar das prerrogativas da posição que ocupamos e para evitar práticas que possam gerar benefícios particulares ou vantagens indevidas para terceiros, na ocorrência de qualquer situação de conflito de interesses ou quaisquer outras que não estejam previstas no Código de Conduta ou nas regras institucionais internas, consulte a área de Integridade a qual, se for o caso, irá submeter a questão a aprovação do Conselho de Administração.

 

4. VALORIZAÇÃO DOS COLABORADORES


A saúde e integridade física dos nossos talentos são prioridades para a Hortifruti Natural da Terra, estando acima de questões econômicas ou de produção.

É de responsabilidade de cada um estar familiarizado com as políticas, os procedimentos e as práticas de saúde, segurança e meio ambiente, e devemos cumpri-los rigorosamente.

Tratamos de forma transparente todas as informações relativas à saúde, à segurança e ao meio ambiente que possam ter impacto sobre os nossos empregados, sobre as comunidades ou sobre o
meio ambiente.

Repudiamos qualquer tipo de assédio ou discriminação relacionados a cor, raça, sexo, orientação sexual, religião, gênero, nacionalidade, opinião política ou outra razão.

Incentivamos os(as) líderes e suas equipes para que tenham ações inclusivas e não aceitamos comportamentos impróprios no ambiente de trabalho, que devem ser censurados e reportados imediatamente aos canais adequados.

 

Valorizamos a meritocracia e gerenciamos pessoas com respeito, transparência e imparcialidade.

 

5. IMAGEM E REPUTAÇÃO


A participação nas redes sociais deve sempre respeitar as crenças e os valores da Hortifruti Natural da Terra. Assim, é permitido que o nome da Empresa seja vinculado a postagens pessoais,
como no Facebook, Instagram e outros, desde que isso não venha comprometer a nossa imagem e reputação.

Respeitamos a liberdade de expressão de todos os nossos colaboradores, mas lembre-se que o seu comportamento pode afetar diretamente a imagem da Hortifruti Natural da Terra perante toda a sociedade. Por isso toda comunicação com o público externo em nome da Hortifruti Natural da Terra, seja em palestras, seminários, treinamentos ou contatos com a imprensa, deve ser previamente autorizada pela Diretoria de Marketing.

Sempre que receber uma solicitação nesse sentido, encaminhe-a imediatamente para aprovação.

Da mesma forma, a divulgação de informações confidenciais ou inapropriadas por meio de redes sociais pode prejudicar diretamente da Hortifruti Natural da Terra. A não ser que previamente autorizado, nunca manifeste opinião dando a entender que se trata de posição da Hortifruti Natural da Terra.

 

6. RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES, PRESTADORES DE SERVIÇOS E PARCEIROS


É essencial que sejam adotados critérios objetivos, transparentes e justos de seleção e contratação de fornecedores e parceiros para não dar margem a favorecimentos de qualquer espécie e desacreditar as parcerias formadas.

Apoiamos o desenvolvimento sustentável dos fornecedores, a promoção do trabalho digno, a concorrência justa e o cumprimento das exigências legais, trabalhistas, ambientais, sanitárias e de segurança, com especial ênfase ao combate aos atos ilícitos ou criminosos (corrupção, tráfico de influência, fraudes, lavagem de dinheiro, contrabando, dentre outros).

Adotamos critérios objetivos, transparentes, íntegros e imparciais de seleção e contratação de novos fornecedores, prezando pela ética em nossos relacionamentos, sem margem a
favorecimentos de qualquer espécie.

Não toleramos qualquer forma de violação aos direitos humanos, assim como trabalho degradante (infantil, forçado ou análogo) ou condições de trabalho perigosas para a saúde, além de abusos físicos ou psicológicos, e não iremos contratar fornecedores que não respeitem a dignidade de seus trabalhadores e a promoção de oportunidades justas e imparciais.

 

7. RELACIONAMENTO COM A CONCORRÊNCIA

Respeitamos nossos concorrentes e temos o compromisso de promover a concorrência justa e leal, em conformidade com a Lei de Defesa da Concorrência. Não admitimos abuso de posição dominante ou práticas comerciais arbitrárias, como acordos para determinar ou controlar preços, estabelecer territórios de atuação, dentre outros.

Todas as informações que a Hortifruti Natural da Terra, por meio de seus acionistas e colaboradores, queira obter de seus concorrentes, devem ser alcançadas por meios lícitos, honestos, éticos e de acordo com a legislação aplicável.

 

Agimos segundo os preceitos da livre concorrência e respeitamos a reputação e as opiniões dos nossos concorrentes.

 

8. DOAÇÕES E PATROCÍNIOS


 Doações são contribuições realizadas voluntariamente e sem a expectativa de se obter qualquer retorno.

O caráter de contraprestação ou o recebimento de qualquer contrapartida descaracteriza a doação, o que pode acarretar sérias consequências fiscais, administrativas e, dependendo do caso, criminais para a Hortifruti Natural da Terra e seus administradores.

O patrocínio, por sua vez, caracteriza-se pela divulgação do nome e da imagem da empresa, dos seus produtos ou dos seus serviços através de associação da marca a eventos, atividades, entidades desportivas ou culturais. Com exceção das ações de propaganda e marketing, patrocínios devem ser destinados a instituições sem fins lucrativos que desenvolvam atividades relativas a pesquisa, educação, cultura, esportes ou programas sociais.

Na Hortifruti Natural da Terra, todos os patrocínios e doações devem ser previamente aprovados pela Diretoria e pelo time de Integridade.

 

9. CANAIS DE ORIENTAÇÃO E DENÚNCIA


 As dúvidas e avaliações de questões não previstas ou relativas aos temas deste Código de Ética e seus procedimentos devem ser encaminhadas para o time de Integridade.

Em caso de dúvida, pergunte!

Além disso, caso ocorra um fato ou uma suspeita de violação de uma diretriz, lei, regulamento ou norma, devemos comunicar prontamente ao Canal de Ética.
Toda denúncia será apurada de acordo com as seguintes premissas:

  • O sigilo da apuração será mantido;
  • O anonimato será assegurado a quem assim o desejar;
  • A apuração será conduzida com imparcialidade e independência;
  • Denúncias ou acusações sem fundamentação consistente serão desconsideradas;
  • Denúncias ou acusações de má-fé, visando prejudicar alguém, estarão sujeitas a sanções disciplinares;
  • Sanções disciplinares estão previstas contra qualquer tentativa de retaliação

 


 As dúvidas e avaliações de questões não previstas ou relativas aos temas deste Código de Ética e seus procedimentos devem ser encaminhadas para o time de Integridade.

Em caso de dúvida, pergunte!

Além disso, caso ocorra um fato ou uma suspeita de violação de uma diretriz, lei, regulamento ou norma, devemos comunicar prontamente ao Canal de Ética.
Toda denúncia será apurada de acordo com as seguintes premissas:

  • O sigilo da apuração será mantido;
  • O anonimato será assegurado a quem assim o desejar;
  • A apuração será conduzida com imparcialidade e independência;
  • Denúncias ou acusações sem fundamentação consistente serão desconsideradas;
  • Denúncias ou acusações de má-fé, visando prejudicar alguém, estarão sujeitas a sanções disciplinares;
  • Sanções disciplinares estão previstas contra qualquer tentativa de retaliação

 

 

10. CUMPRIMENTO DE LEIS, REGULAMENTOS E NORMAS INTERNAS


 Nosso jeito simples e alegre não implica abrir mão de questões éticas e íntegras. 

 

Respeitamos todas as leis, princípios, normas e regulamentações, nacionais e internacionais, aplicáveis aos nossos negócios, seguindo o mais elevado padrão de ética empresarial.

Asseguramos que nossas normas e procedimentos sejam conhecidos e respeitados por todos. Em caso de dúvidas, devemos consultar as regras internas ou os departamentos e áreas responsáveis para garantir uma atuação adequada.

Todos os nossos colaboradores devem sempre dar o exemplo de comportamento ético e íntegro, mantendo controles eficientes para prevenir fraudes e garantir o cumprimento das leis e das
nossas normas internas.

Estimulamos que nossos administradores e colaboradores conheçam as leis, normas e regulamentos, a fim de atuar de forma ética em todas as situações.

 

11. ANTICORRUPÇÃO, PREVENÇÃO À FRAUDE E À LAVAGEM DE DINHEIRO


Na Hortifruti Natural da Terra repudiamos todo e qualquer tipo de corrupção, fraude ou suborno, seja pela oferta ou exigência, seja por recebimento de coisas de valor, envolvendo ou não agentes públicos.

Todas as pessoas que trabalham conosco, incluindo fornecedores e prestadores de serviços, devem entender e cumprir integralmente a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei nº 12.846/13), bem como as normas, políticas e procedimentos internos da Companhia, e estão obrigados a relatar, caso se tenha conhecimento, qualquer conduta duvidosa, utilizando-se dos canais disponíveis.

A Hortifruti Natural da Terra, por sua vez, compromete-se a atualizar e divulgar estas regras, além de oferecer o treinamento necessário.
A Companhia não concederá apoio financeiro ou qualquer tipo de assistência a qualquer indivíduo envolvido em atividades criminosas. Também não prestaremos qualquer tipo de auxílio
em procedimentos nos quais pessoas físicas ou jurídicas procurem ocultar os recursos de atividades criminosas ou fazê-los parecer lícitos, observando a Lei contra Crimes de Lavagem de
Dinheiro (Lei nº 9.613/98).

Estamos totalmente comprometidos com a luta contra a corrupção.

 

12. INTEGRIDADE DE REGISTROS


Todos os colaboradores da Hortifruti Natural da Terra são incentivados a praticar e disseminar nossos valores de transparência e integridade.

Deste modo, nossos registros contábeis refletem com precisão todas as transações comerciais efetuadas, garantindo a legalidade de nossas demonstrações financeiras.

Asseguramos a integridade de tais operações e não admitimos nenhuma ação ou omissão com o intuito de encobrir ativos ou desvios da Companhia.

Cooperamos integralmente com os nossos auditores externos e internos, e não toleramos qualquer tipo de omissão ou falsificação de nossos registros contábeis para atingir metas e resultados.

Prestamos contas de forma tempestiva e correta e nossas declarações, relatórios, comunicados e demonstrativos refletem com clareza, simplicidade e consistência a realidade da Companhia.

 

13. BRINDES, PRESENTES, VIAGENS


Consideramos como brinde tudo aquilo que não tem valor comercial e é feito para promover a marca.
Consideramos como presente qualquer item que tenha valor comercial e não esteja atrelado à promoção da marca.

Quando a recusa não for possível, o presente deverá ser entregue para o time de Integridade, que o sorteará entre todos os colaboradores da Hortifruti Natural da Terra interessados ou o doará para uma instituição de caridade.

Convites para almoços ou jantares poderão ser aceitos em caráter excepcional, já a participação de cursos nacionais e internacionais somente poderão ser aceitos mediante a aprovação formal do diretor, que tem a responsabilidade de avaliar a existência de um possível conflito de interesses e de informar a área de (Integridade).

 

Brindes institucionais podem ser recebidos, mas presentes devem ser recusados.

 

14. USO DE MEIOS ELETRÔNICOS E REDES SOCIAIS


Sabemos da necessidade de uso limitado dos meios eletrônicos para fins pessoais em caráter de urgência. Porém, estes não devem ser utilizados de forma a interferir ou prejudicar nosso trabalho.

O acesso à internet e ao telefone, bem como o uso de e-mails, software, hardware, equipamentos e outros bens da Hortifruti Natural da Terra devem ser direcionados ao exercício da atividade profissional.

Devemos usar e-mail, internet, telefones e outras formas de comunicação de maneira profissional, utilizando linguagem adequada, respeitosa e sem uso de palavras difamatórias

Casos de discriminação, assédio e injúria nas redes sociais ou em aplicativos de mensagem instantânea, ainda que não relacionadas a Hortifruti Natural da Terra, também podem afetar a nossa imagem e vão contra os princípios defendidos neste Código.

 

Também não devemos usar nossos meios eletrônicos para jogos, mensagens de corrente, troca ou armazenamento de conteúdo em discordância com os princípios éticos da Hortifruti Natural da Terra ou, ainda, que seja contrário aos normativos internos e à legislação em vigor.

 

A Hortifruti Natural da Terra monitora e pode acessar a qualquer momento todos os registros de acesso à internet, e-mails e mensagens instantâneas, assim como informações e arquivos recebidos ou armazenados em seus equipamentos eletrônicos e sistemas de comunicação.

Devemos respeitar os direitos autorais e a propriedade intelectual de terceiros. Dessa forma, não permitimos o uso ou compartilhamento de cópias não autorizadas, ou obtidas ilegalmente, de
materiais, sistemas e softwares de terceiros. Somente podemos instalar, usar ou permitir o uso de programa de computador (software) licenciado para a Companhia.

 

15. SEGURANÇA E SIGILO DAS INFORMAÇÕES


Não é permitido se valer de informações que não sejam públicas para fins particulares ou repassá-las a terceiros sem prévia autorização dos titulares da informação; também é proibido levar consigo cópia de informações, processos, metodologias, softwares, entre outros, da Hortifruti Natural da Terra, ainda que tenham sido desenvolvidos pelo colaborador em seu ambiente de trabalho.

Conforme a Hortifruti Natural da Terra cresce, nossas informações internas se tornam um ativo cada vez mais valioso e cobiçado pela mídia, concorrentes e fornecedores. Elas contribuem significativamente para que possamos nos diferenciar do resto do mercado. É nosso dever, portanto, protegê-las.

São exemplos de informação confidencial os dados de clientes e de funcionários, procedimentos internos, novos produtos e investimentos futuros.

Tratando-se de dados pessoais, devemos sempre respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados.

Entendemos como informação confidencial todos os dados, procedimentos e elementos que não sejam públicos, ainda que não tenham sido internamente classificados como sigilosos.

 

16. CONSIDERAÇÕES FINAIS


Este Código não tem a pretensão de esgotar os assuntos e possibilidades nele mencionados, devendo ser utilizado como complemento e referência às normas, políticas e procedimentos internos da Hortifruti Natural da Terra.

 

Aqueles(as) que praticarem atos que violem o Código de Ética, a sua essência ou as Políticas Internas da Hortifruti Natual da Terra ficarão sujeitos às sanções legais e administrativas aplicáveis, conforme disposto na legislação vigente.

Nos termos das Políticas de Consequências e Medidas Disciplinares, as sanções aplicáveis em razão da violação dos preceitos dispostos neste Código serão avaliados caso a caso, levando em consideração:

i. a natureza e a gravidade da violação;
ii. o histórico do(a) transgressor(a), bem como as suas responsabilidades;
iii. circunstâncias atenuantes ou agravantes à infração cometida;
iv. os meios utilizados e os fins almejados;
v. os riscos envolvidos; e
vi. as possíveis consequências da sanção. As sanções aplicáveis poderão ser advertência, suspensão e até desligamento de colaboradores envolvidos por justa causa, sem prejuízo de representação perante as áreas cíveis e criminais.

 

 

Termo de Conduta Fornecedores

Introdução

INTRODUÇÃO

O Grupo Hortifruti Natural da Terra tem como compromisso construir um modelo de negócio sustentável e contribuir para uma sociedade mais justa, equilibrada e economicamente próspera. Para isso, precisamos agir e influenciar positiva e proativamente cada parceiro e demais envolvidos em nossa cadeia produtiva.

O Termo de Conduta de Fornecedores tem por objetivo esclarecer o que Grupo Hortifruti Natural da Terra entende por conduta ética nas relações comerciais com as empresas que nos fornecem serviços e produtos.

Da mesma forma, esperamos que nossos fornecedores estendam esses critérios por toda sua cadeia de valor, ou seja, clientes, parceiros, fornecedores de matérias-primas e prestadores de serviços, direta ou indiretamente, vinculados às atividades da empresa.

 

 

ABRANGÊNCIA

 

As orientações expressas neste Termo de Conduta são mandatórias para todos os fornecedores de produtos e serviços do Grupo Hortifruti Natural da Terra.

Atuar em desacordo com qualquer item deste termo sujeitará quem assim proceder as penalidades contratuais, além daquelas previstas na legislação.

 

1. CUMPRIMENTO À LEGISLAÇÃO, ÀS NORMAS E AOS CONTRATOS

O cumprimento da legislação, normas e contratos tem como base a busca pelo desenvolvimento sustentável.

Isso Inclui o respeito à saúde, segurança, ao meio ambiente, aos direitos humanos, trabalhistas, legislação local, inclusive fiscal e tributária, mas não se limitando a esses itens.

 

Legislação

A relação do Grupo Hortifruti Natural da Terra com seus fornecedores deve estar pautada em padrões de extremo rigor no cumprimento da legislação vigente.

 

Contratos e Normas do Grupo Hortifruti Natural da Terra

O fornecedor dever cumprir as obrigações contratuais estabelecidas entre as partes, e respeitar Termo de Conduta de Fornecedores durante todo o período contratual.

Qualquer alteração contratual, mesmo que solicitada por um empregado de nossa empresa, deve ser autorizada pelo gestor do contrato.

 

Lei Anticorrupção e Antissuborno

O fornecedor deverá agir em estrita conformidade com todas as leis aplicáveis, inclusive as leis antissuborno e anticorrupção de atuação global.

 

2. TRANSPARÊNCIA NAS RELAÇÕES E VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES

Agir de forma correta faz parte do Grupo Hortifruti Natural da Terra e, como tal, acreditamos que transparência é essencial em qualquer parceria.  Por isso, solicitamos aos fornecedores:

 

  • Atuar de forma positiva com objetividade, honestidade, dignidade, respeito, transparência, lealdade, cortesia, respeito mútuo e colaboração;
  • Comprometer-se quanto à veracidade de quaisquer informações prestadas ao Grupo Hortifruti Natural da Terra, tais como Jurídico-fiscais, econômico-financeiras, saúde e segurança, meio ambiente, qualidade, capacitação profissional dos prestadores de serviço, entre outras
  • Ter clareza e transparência nas Informações prestadas ao Grupo Hortifruti Natural da Terra durante a negociação de contratos e aditivos, bem como na administração dos contratos vigentes, evitando práticas que não estejam alinhadas as premissas estabelecidas por esse termo e respaldadas pela legislação.
  • Não distorcer números que venham a refletir em relatórios gerenciais ou demonstrações financeiras do Grupo Hortifruti Natural da Terra;
  • Buscar formalizar a comunicação de informações importantes sempre por meio escrito.

 

3. ÉTICA NAS RELAÇÕES COMERCIAIS

O Grupo Hortifruti Natural da Terra tem seu comportamento orientado pela ética.

Desta maneira, nos reservamos o direito de selecionar nossos fornecedores considerando seu histórico de relacionamento com o Grupo Hortifruti Natural da Terra e a indicação restritiva em bases de dados de acesso público. Também nos reservamos o direito de não selecionar fornecedores que estejam em situação crítica de inadimplência no mercado, conforme indicação de agências de risco como Serasa Experian, entre outros.

 

Corrupção e Fraude

O Grupo Hortifruti Natural da Terra não aceita o uso de práticas fraudulentas, ou de qualquer tipo de corrupção em seu ambiente de negócios. Dessa forma, são condutas intoleráveis aos nossos fornecedores, e passiveis das medidas legais e contratuais cabíveis:

  • Ofertar, pagar, prometer, transferir ou autorizar pagamentos em dinheiro ou algo de valor, direta ou indiretamente para empregados do Grupo Hortifruti Natural da Terra ou Funcionários de Governo;
  • Falsificar ou adulterar documentos, prazos, marcas ou produtos;
  • Ocultar acidentes;
  •  Realizar ou estar envolvido em atividades ou condutas Ilegais como evasão fiscal, sonegação, contrabando, suborno, entre outros.

 

Oferta de brindes e presentes a empregados do Grupo Hortifruti Natural da Terra

Gratificação em dinheiro, entretenimento e qualquer tipo de presente não devem ser ofertados para os empregados do Grupo Hortifruti Natural da Terra. Exceções são as cortesias comumente aceitas nas práticas comerciais, como brindes promocionais, refeições, entradas para eventos esportivos ou concertos oferecidos pelo fornecedor como ação de relacionamento comercial.

 

Conflito de Interesses

Qualquer tipo de relação particular, de caráter habitual, entre fornecedores e empregados do Grupo Hortifruti Natural da Terra deve ser comunicada à gerencia da área contratante, como, por exemplo, relações de parentesco entre o fornecedor e seus funcionários com empregados do Grupo Hortifruti Natural da Terra/ou acionistas.

 

Abuso de poder/assédio

Não compactuamos com práticas comerciais coercitivas para obter vantagem ou qualquer tipo de assédio (moral, sexual, racial, político e religioso).

 

Concorrência Desleal

Não serão aceitos atos de espionagem empresarial, bem como qualquer outra prática que não seja a da concorrência leal.

 

Redes Sociais

O fornecedor do Grupo Hortifruti Natural da Terra, assim como seus empregados, deverá atuar nas redes sociais respeitando os valores do Grupo Hortifruti Natural da Terra contidos neste Termo.

 

4. SIGILO E CONFIDENCIALIDADE DAS INFORMAÇÕES

Informações confidenciais e estratégicas não devem ser divulgadas ou utilizadas para benefício próprio ou de terceiros.

São consideradas informações confidenciais, desde que não disponibilizadas ao público, por qualquer melo de comunicação:

  • Dados técnicos e comerciais sobre produtos;
  • Objetivos, táticas estratégias de negócios e de comercialização; Orçamentos anuais;
  • Planejamento de curto e longo prazos;
  • Volume e condições de compras;
  • Resultados de pesquisas;
  • Dados estatísticos, financeiros, contábeis e operacionais;
  • Informações de contrato comercial celebradas entre o Grupo Hortifruti Natural da Terra e o fornecedor.

 

5. SEGURANÇA NO TRABALHO

Quando estiver prestando serviços nas dependências Grupo Hortifruti Natural da Terra, o fornecedor deve:

  • atender aos requisitos da legislação trabalhista e previdenciária, e de acordos e convenções coletivas de trabalho, com suas normas e parâmetros estabelecidos;
  • oferecer condições de saúde e segurança no ambiente de trabalho, seguindo as leis aplicáveis e as normas e procedimentos do Grupo Hortifruti Natural da Terra constantes em contrato;
  • comunicar a gestão do contrato sobre a evolução dos indicadores de gestão de saúde e segurança dos seus empregados, bem como os resultados das investigações de acidentes do trabalho nos contratos vigentes com o Grupo Hortifruti Natural da Terra;
  • proibir a utilização de drogas psicoativas ilegais por seus empregados em quaisquer das dependências do Grupo Hortifruti Natural da Terra.

 

6. CONDUTA DOS FORNECEDORES

Assim como os empregados do Grupo Hortifruti Natural da Terra os fornecedores seus empregados e subcontratados, que exerçam atividades contratadas pelo Grupo Hortifruti Natural da Terra, dentro ou fora dele, devem observar nossos valores e princípios contidos no Código de Ética e Conduta de Fornecedores, disponível em:  www.naturaldaterra.com.br.

 

7. CONDIÇÕES DE TRABALHO

Todos os fornecedores devem proporcionar condições dignas de trabalho a seus empregados. A carga horária, remuneração e benefícios, e requisitos de saúde e segurança, devem respeitar a legislação trabalhista.

 

8. DIVERSIDADE

Todos os fornecedores devem respeitar e valorizar as diferenças entre gênero, origem, etnia, orientação sexual, crença, práticas religiosas, convicção política, ideológica, classe social, condição de portador de deficiência, estado civil ou idade.

 

9. INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Todos os fornecedores devem oferecer igualdade de oportunidade de emprego, incluindo sempre que possível pessoas com deficiência, na composição da força de trabalho, com adequação de instalações e equipamentos (acessibilidade, comunicação adequada, entre outros).

 

10. TRABALHO INFANTIL E ESCRAVO, OU ANÁLOGO AO ESCRAVO, E PREVENÇÃO À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
 Todos os fornecedores devem proibir e repudiar o uso de crianças e adolescentes para fins sexuais (inclusive mediado por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca), a prática de trabalho infantil, de trabalho forçado ou análogo ao escravo.

A evidência de qualquer destas práticas aqui relacionadas gerará sanção comercial pelo Grupo Hortifruti Natural da Terra

Recomendamos que os fornecedores desenvolvam ações de combate e remediação à exploração das condições de trabalho ilegais e irregulares aqui citadas.

 

11. OUVIDORIA

O Canal de Ouvidoria, disponível aos públicos internos e externos do Grupo Hortifruti Natural da Terra, é uma ferramenta de comunicação proativa, transparente, independente, imparcial e anônima para o reporte de violações ou suspeita de descumprimento de qualquer um dos pontos descritos neste Termo.

Qualquer pessoa que se sinta afetada pelo Grupo Hortifruti Natural da Terra, devido a possíveis irregularidades ou impropriedades contábeis ou quaisquer outras questões de natureza contábil, assuntos de auditoria e aqueles relacionados a controles internos, normas, políticas, ética e direitos humanos, ou não tenha seu problema solucionado pelos canais de atendimento da empresa, deve fazer uma denúncia.

Toda denúncia recebida pela empresa será tratada com confidencialidade. Nenhuma retaliação ao empregado ou ao fornecedor será feita por se reportar em boa-fé.

O canal formal de denúncia está disponível em: www.contatoseguro.com.br/hortifruti e 0800 601 6902.

 

12. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O descumprimento dos princípios e compromissos expressos neste Termo poderá implicar a adoção de medidas disciplinares, desde o bloqueio do fornecedor até o encerramento da relação comercial por justo motivo, sem prejuízo da aplicação das penalidades previstas contratualmente.

O pleno atendimento a este Termo é condição fundamental para a permanência da empresa na base de fornecedores do Grupo Hortifruti Natural da Terra.